quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sorvete de caju e gosto de infância

Não vivo sem líquidos - água, suco, café. Minha avó dizia que eu só comia para poder beber um suquinho (claro que hoje ela veria que beber e comer têm a mesma importância). Mas nem imagino o que será de mim no auge da crise hídrica de São Paulo.
No início da semana, para manter as tradições, comprei suco de caju concentrado. E toda vez que o preparava sentia gosto de infância - que eu me lembre, era o suco que carregava na garrafinha da lancheira, a maior parte das vezes.
Aproveitando a compra do suco, adaptei levemente uma receita de sorvete de caju da La Cucinetta: reduzi as medidas para 100ml de suco concentrado de caju (era o que tinha sobrado), 100ml de leite condensado, 1/2 xícara de leite integral, 1 pitada de sal e 4 bolinhas de doce de caju cristalizado, picadas pequenas. Bati os ingredientes líquidos e o sal no liquidificador e depois passei para a sorveteira, por 20 minutos. Dois minutos antes de acabar o tempo, acrescentei os pedacinhos de doce de caju à mistura.
O difícil é esperar 3 horas para tomar! Para fazer a foto (e provar um pouquinho), notem que o sorvete não estava exatamente firme - mas estava uma delícia! Um dos melhores que fiz até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário