terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Gourmandise XX - Receita de "roupa velha": Falso arroz de pato

Por que roupa velha? Porque o prato nasceu do reaproveitamento de um peru-micaretano (fora de época) preparado para meus irmãos. Não foram sobras, vejam bem: as partes usadas no falso arroz de pato eram bem nobres.
Por que falso arroz de pato? Já expliquei a piada logo acima: porque não era pato, mas peru. Em vez de jambu para acompanhar (onde acharia jambu por aqui?), refoguei couve no alho com um pouco de bacon - e ficou muito bom (e meu endocrinologista que não leia nada disso, ou vou levar o maior pito com toda razão).
Fiz um arroz branco simples, acrescentei açafrão em pó previamente dissolvido em uma colher de manteiga (dá-lhe LDL!) e depois juntei tudo com a carne do peru, que estava supermacia, e um pouco de salsinha e cebolinha picada. Como disse, o prato foi acompanhado de couve refogada (só assustada, sempre, nunca cozida) e de uma farofa rica cuja receita da revista da Avianca adaptei (damasco picado, azeitonas pretas e passas com castanhas do pará, de caju e nozes levadas ao forno com um fio de azeite por 10 minutos, tudo isso misturado em farinha de rosca já passada na manteiga e no alho; para arrematar, um pouco de cereal de milho na mistura já fria).
A sobremesa foi uma receita da minha sogra - banana-da-terra frita (xiiiii!!! estou me sentindo quase culpada!) em manteiga e açúcar, com um tantinho de canela quando já tinha começado a dourar, acompanhada de sorvete de creme LIGHT - claro!
Desta vez, consegui pelo menos fotografar o prato antes que não sobrasse nada pra contar a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog