domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vale a pena: "Guerra" e "Paz", de Portinari, no Memorial da América Latina

Fazia um tempão que eu não ia ao Memorial da América Latina. Fomos hoje por um ótimo motivo: ver os painéis Guerra e Paz, pintados por Portinari na década de 1950, oferecidos pelo pintor à ONU.
Somente depois de atestar o crescimento dos prédios ao redor do espaço (outrora) aberto projetado por Niemeyer (e que é tão subaproveitado) e de palmilhar uma vez mais a cordilheira dos Andes na maquete de Gepp e Maia, entramos na fila de meia hora para ver os murais.
E valeu muito a pena. Depois de cerca de 15 minutos admirando os dois murais de 14 x 10 metros (que mereciam, é justo dizer, uma sala mais ampla), assistimos a uma projeção dos esboços que resultaram nas obras, com a iluminação simultânea das cenas nos painéis e a envolvente cantiga de roda que evocava a paz. Parece piegas, mas foi emocionante. Além disso, em um prédio vizinho, os estudos para a obra, em crayon, lápis e pastel, podem ser ainda mais dramáticos do que as grandes imagens. Recomendo tudo. A exposição vai até 21 de abril, de terça a domingo, das 9h às 18h. E, sem mais que dizer, deixo registros de uma tarde especial.




Lá no alto, São Paulo e Rio na maquete onde-está-Wally de Gepp e Maia;
fila para ver os murais de Portinari; texturas; recortes dos murais. O Memorial da América Latina, tão subaproveitada arquitetura de Niemeyer.

2 comentários:

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

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