quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Antes bem acompanhada do que só

Tem um diálogo atribuído a Hemingway, mas que nunca encontrei em nenhum escrito seu, menos ainda em Por quem os sinos dobram, obra na qual figuraria o trecho mencionado: "- Quem estará nas trincheiras ao teu lado? - E isso importa? - Mais do que a própria guerra." Para além do fato de que isso não tem muita cara de Hemingway, a ideia em si é válida: a companhia faz toda diferença.
Curtir a própria companhia é fundamental, sem momentos de solitude não nos conhecemos de fato. Mas como é bom ter bons amigos ao redor! Como é bom rir junto, lembrar de coisas, algumas nem tão antigas, construir memórias, ter testemunhas da vida, da nossa existência. Creio que, sim, vivemos independentemente disso, porque respiramos, caminhamos, comemos, dormimos - biologicamente falando. No entanto, existirmos para alguém nos dá uma sobrevida - filosoficamente falando. E o que é a memória senão isso mesmo? 
Quando encontro Vivi e falamos de nossos tempos de Bienal, mas também do viver hoje e dos planos futuros, isso é puro reencantamento da memória. Percorrer o caminho da Lavagem do Bonfim com Liu, Igor e Suli é criar momentos inesquecíveis e solidariamente tecidos com o mar de gente, o sol dentro de cada um e a cantoria em toda parte. E rever Bot e sua linda família é testemunhar o encontro de passado e futuro no presente ensolarado das ladeiras do Pelô, em que falta tempo para tanta conversa, mas o prazer de estar junto é uma promessa de reencontro próximo. Essas pessoas todas fazem a diferença na caminhada, tornam-na mais agradável, emprestam-lhe sentidos. Enquanto vivermos, todos viverão.

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Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

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