domingo, 30 de agosto de 2020

Projetos para cursos de aquarela e bordado - representatividades

Ontem morreu Chadwick Boseman, o Pantera Negra, tão jovem, e responsável por devolver a tanta gente o sentido da representatividade negra. Ele lutava contra um câncer há quatro anos, e mesmo assim, após o diagnóstico, atuou em vários filmes, até mesmo um ainda não lançado, com Viola Davis. 
Ter sabido dessa perda tão triste foi o que me fez pensar mais profundamente nos projetos dos cursos de aquarela e bordado. A ideia do curso de aquarela e sumiê é criar uma cena com uma personagem, e eu nem tinha uma pronta. Mas daí pensei na representatividade de Boseman, no legado que ele deixa para jovens e crianças, e ampliei essa ideia para a representatividade feminina - quantas somos, como somos? Tantas, que é difícil dimensionar. O que me representa? 
Daí esbocei quatro personagens, cada uma ligada a uma entidade feminina associada a um povo, a uma etnia. Amaterasu, Oxum-Odoyá, Pachamama e Elfa. É pouco, eu sei. Mas é um começo. 

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Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

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