quarta-feira, 29 de julho de 2015

Um sopro de sabor - suflê de queijo Gouda

Eu tenho acompanhado o Masterchef Brasil. E quase sempre tenho vontade de fazer as receitas que eles preparam no programa. Ontem foi a vez do suflê - o da maioria dos participantes murchou.
Eu, por minha vez, fiz suflê só uma vez, há um bom tempo. Nem eu nem Guga ficamos muito animados - o suflê ficou com gosto de ovo (nem lembro onde encontrei a receita malfadada). Foi assim que conheci, aliás, o blog da Adriana Haddad, Ovos Quebrados - porque estava procurando uma dica de como evitar o gosto de ovo no suflê e em outros pratos.
Mas hoje sou uma mulher muito mais equipada. Consultei o Ovos, do Michel Roux (indicação, por sinal, da Dri Haddad), e também o Panelinha - vi que o preparo é exatamente o mesmo. Então lá fui, com a maior paciência, preparar creme bechamel, ralar queijo, bater claras em neve, misturar muito, muito, muito delicadamente (como quando faço mousse) para então colocar em banho-maria no forno pré-aquecido a 220 graus por 20 minutos.
E voilà, logo tinha três ramequins com suflê dourado e delicioso à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog