
Entonces, outro dia, topei com essa receita do Tastemade Brasil, que sempre tem umas receitas bem práticas, funcionais e gostosas.
Ao final, os nhoques ficaram com formato de tripinha, mas o sabor é ótimo. Adaptei as proporções porque só tinha uma beterraba na geladeira. Ficou assim (para duas pessoas, como acompanhamento de um prato):
Ingredientes:
1 beterraba pequena
50 g de ricota esfarelada
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 ovo
70 g de farinha de trigo
noz-moscada ralada na hora, a gosto
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de azeite
Sálvia fresca picada (usei umas 6 folhas)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
Preparo:
Envolva a beterraba, ainda com casca, em papel alumínio, com um fio de azeite e um pouco de sal. Leve ao forno a 200 graus por cerca de 45 minutos ou até ficar macia. Retire do forno, descasque, corte em pedaços menores e espere esfriar um pouco. Aqueça água em uma panela média.
Leve a beterraba ao processador e faça um purê com ela. Adicione a ricota esfarelada, processe e reserve. Adicione o ovo, o parmesão e a noz-moscada, e repita. Passe para uma vasilha e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos.
Coloque a massa obtida em um saco de confeiteiro. Vá cortando tiras da massa que sai do saco de confeiteiro deitando-as direto na água fervente (à qual se acrescenta um pouco de sal). Tire o nhoque da água à medida que as tiras subirem à superfície; reserve.
Derreta a manteiga em uma outra panela e adicione o azeite e a sálvia picada. Coloque sobre esse molho o nhoque reservado e sirva imediatamente, coberto com lascas de parmesão, como acompanhamento ou prato principal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário