quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Proteína e proteção solar

Que não é fácil envelhecer, todo mundo adivinha, muita gente já sabe. Não ajuda nada pensar "ah, se eu soubesse disso antes, faria diferente". Chego a essa conclusão, da inutilidade desse pensamento, quando me vejo tendo de escolher protetor solar com cor, para bloquear o melasma e outras manchas. Qual é a minha cor? Ainda não cheguei a uma conclusão - um me deixa muito amarela, o outro ainda fica muito claro, o que cobre bem tem pouca proteção solar (porque é uma base, não um protetor). Afora o preço, que sempre é alto.
Não é de uma hora pra outra, claro, que os sinais do tempo se fazem sentir. Mas parece que sim, que tudo chega de uma vez. A sarcopenia se junta às manchas para nos trazer outro tipo de preocupação. A gente emagrece no lugar errado, aquele formato de braço herdado da família paterna se afirma com a perda da firmeza. Qual a resposta que recebo da dermatologista, quando falo da perda geral de colágeno e músculo? Proteína, muita proteína (pelo menos, não tentou empurrar suplementos, embora tenha me deixado parecendo um panda depois de tirar quantas verrugas pôde do meu rosto). 
Daí até me esforço em ser criativa, e não é que sai uma quinoa marroquina? Ficou ótima, e, diz a lenda, é superproteica. 
Os doces, aí é uma longa história, coisa de viciado, um dia de cada vez, nem cabem na mesma postagem.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog