segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Mac and cheese, Bones e um pouquinho de autossabotagem

Um dos motivos para os norte-americanos terem altos índices de obesidade é o consumo excessivo de fast-food, na rua ou mesmo em casa, na forma de comida congelada. Nós, brasileiros, temos seguido mais de perto essa tendência ao trocar o saudável feijão com arroz pelos lanches, salgadinhos de milho e toda essa tranqueira industrializada.
Eu ainda não consegui me libertar completamente dos alimentos industrializados, mas já melhorei bastante. Preparo minhas refeições, dedico tempo a elas, e isso já é uma vitória contra o consumo e a alimentação inadequada.
Bueno, mas bastou eu me pesar e verificar que tinha emagrecido meio quilo para resolver fazer o típico mac and cheese, que aparece em um episódio de Bones, justamente uma série norte-americana que tenho acompanhado. Uma chef de cozinha é assassinada no episódio, e um dos atributos do seu restaurante era ter o melhor mac and cheese de Washington. Fiquei com aquilo na cabeça, pesquisei o prato e hoje resolvi fazer (apesar de o calor infernal pedir uma saladinha).

Ingredientes: (para 1 pessoa)
- 1 xícara e meia (chá) de macarrão rigatoni, penne, cotovelo ou macaroni cozido e escorrido
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 1 xícara (chá) de queijo ralado (ralei gouda e parmesão)
- 1 colher (sopa) de farinha de rosca
- 1 pitada de noz-moscada

Preparo:
Preaqueça o forno a 230 graus. Cozinhe o macarrão em água com sal, escorra-o e reserve. Prepare o molho bechamel: em uma panela, derreta a manteiga, acrescente a farinha, mexendo rapidamente, para obter um roux. Aos poucos, adicione o leite, sem parar de mexer (eu uso o fouet para não empelotar). Mexa até deixar a mistura bem homogênea (cerca de 3 minutos). Desligue o fogo e então acrescente ao molho a noz-moscada e o queijo, mexendo bem até incorporar tudo. Acrescente o macarrão cozido e verta a mistura em um refratário. Salpique sobre a massa a farinha de rosca e mais um pouco de queijo. Leve ao forno quente por 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog