terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Dal de ervilha seca

Que eu amo comida oriental, seja do Oriente Próximo, Médio ou Extremo, não é segredo pra ninguém, logo se nota pelos posts. Vivo passeando por grãos, leguminosas e especiarias. Curry é uma coisa que eu amo especialmente, e como estou ainda na fase das leguminosas por conta da alimentação anti-inflamatória e pelo aporte proteico, o que me fez redescobrir o amor pelo feijão com arroz, a dupla perfeita dos aminoácidos completos, volta e meia acho uma forma diferente de preparar o meu pê-efe oriental. 
Hoje foi a vez da ervilha seca, que eu volta e meia comprava com um quê de desânimo por achá-la tão limitada à sopa com bacon ou linguiça. Rita Lobo ouviu minhas preces e destacou no instagram uma receita de dal, o típico cozido de lentilha indiano, feito com ervilha seca. 
Confesso que, para além de cúrcuma, gengibre fresco, semente de coentro, cominho em pó, canela em pau, tomate, cebola e alho, eu adicionei um pouco de lentilha cozida, canela em pó e curry em pó. Ficou uma perfeição, perfumadíssimo e delicioso. Agora sim, a ervilha tem seu lugar cativo nesta cozinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog