domingo, 5 de agosto de 2012

Manhã verde no meio da Pauliceia - Sabor de Fazenda

Sábado de manhã, e lá fui eu fazer mais um curso. Mas não "qualquer" curso. Esse era mais um dos que resolvi fazer na linha change your life, "coisas de que gosto, e ponto-final", porém também de caráter utilitário. Fui fazer um curso de jardinagem gastronômica na Sabor de Fazenda.
Tinha já ouvido falar do lugar há uns dez anos ou mais, quando li uma vinheta na Veja (quando ainda lia Veja) sobre um curso gratuito de temperos na Vila Maria. Estava começando meus experimentos na cozinha e me lembro de ter feito a inscrição, mas, por algum motivo, não consegui comparecer. Este ano, visitando o blog da Dri Haddad, vi a menção à Sabor de Fazenda e a suas proprietárias, Sílvia e Sabrina Jeha (a Dri deu um curso de papinhas orgânicas com a Sabrina). De imediato me lembrei do tal curso de temperos, e fui buscar novas informações. Dei de cara com o de jardinagem gastronômica e percebi que agora era tempo de fazer o curso, com mais prática culinária e muito mais interesse que antes.
Bom, o que dizer? O curso foi uma delícia, em um lugar "realidade paralela" em São Paulo, em meio a fábricas e grandes avenidas. Além da parte de reconhecimento (visual e olfativo) das ervas usadas na gastronomia, houve, na melhor linha do Eclesiastes, um momento para plantar, um para degustar, um para aprender a fazer. De comer de joelhos a raizada preparada com "azeite de todas as ervas para cozidos" (pode nome mais poético?). Salada com ervas diversas e inusitadas (para mim, para mim!), como azedinha. E, na minha opinião, the big surprise: o brigadeiro de capim-limão. U-A-U! (E também descobri que é pura sorte os meus temperos estarem vivos - preciso rever drenagem, tamanho e local dos vasos.)
Sabrina e Sílvia, e sua equipe toda, são, além de competentes, uma simpatia. Admiro sempre quem consegue (e gosta de) transmitir seu conhecimento com tanta leveza. E haja paciência para o nosso desconhecimento!




Minhas mudinhas da Sabor da Fazenda: tomilho-limão, orégano fresco, nirá, capim-limão e cerefólio. Turma reunida (eu já tinha ido embora, mas recebi essas fotos da Sabrina e resolvi postar aqui), turma na sala e a maravilhosa raizada em preparação, nham!

7 comentários:

  1. Adorei saber dessa realidade paralela, Sô! Preciso arrumar um tempo pra fazer esse curso, que delícia!
    E quando vamos marcar nosso café?!

    beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vale demais a pena, Tam! Elas têm inclusive um programa para os pequerruchos - Pedroca ia amar!
      Eu já assuntei a Má sobre o café. Você pode na terça à tarde?
      beijocas,

      Excluir
  2. Falei que era o máximo! Não falei? Que pena que eu não fui nesse! E tambem ADORO esse brigadeiro, que já comi várias vezes! BEIJOOOOOO Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, eu amei de verdade e estou planejando fazer outro curso lá, hehe!
      E quando será seu próximo curso? Não deixe de nos avisar, hein?
      beijocas!

      Excluir
    2. Dri!!!Você viu que legal!!!Como o mundo é pequeno e como uma boa indicação vale muito. Um beijo e já estou com saudades. Sá

      Excluir
  3. Solange!!!Estamos aqui: eu Sabrina, Silvia e toda equipe, porque sim...eu li alto para toda a equipe! Maravilhadas com seu post. Foi muito gostoso passar a manhã com um grupo tão animado e afim de curtir as ervas como vocês!!!Um grande beijo e esperamos ver novos posts com delícias preparadas com as ervas do seu jardim. Sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, Silvia e todos da Sabor de Fazenda, obrigada pela visita e pela manhã mágica e verde, que quero repetir em breve. Aguardem notícias das ervas transformadas em delícias. :)
      beijos!

      Excluir

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog