terça-feira, 28 de maio de 2019

Aprendendo com os erros na receita de cookies

Fiz duas vezes a receita de cookies triplo chocolate do Lucas Corazza. Na primeira vez, os cookies ficaram mais rasos do que eu gostaria; o gosto, porém, ficou perfeito. 
Na segunda vez, a massa ficou muito mole e se espalhou completamente pela forma. Como sobrou metade da massa no congelador, resolvi (a pedido do marido) assar mais cookies hoje. O fato de o preparo estar congelado, portanto mais firme, me animou a tentar. 
No final das contas, não houve jeito, os cookies se espalharam na forma de novo. Mas deixei mais tempo no forno, e eles ficaram gostosos. Guga chamou a atenção para o gosto de sal. Estou chegando à conclusão de que o bicarbonato que acabei colocando a mais influenciou o sabor e a textura espalhada. Também acho que no processo de crémage deu algum chabu - talvez açúcar de menos, ou a qualidade do açúcar. A manteiga estava na textura correta, então não acho que tenha sido "culpa" dela. 
Tudo isso só vem confirmar como a confeitaria é uma ciência exata. É muito mais fácil salvar um pão (embora este seja sujeito a tantas variáveis) do que um doce. Só me resta, portanto, continuar praticando, fazendo muito cookies, mas com a matrícula na academia sempre renovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog