domingo, 2 de agosto de 2020

Em busca de queridices

Ando à procura de coisas queridas para continuar respirando no mar de insensatez destes tempos de desgoverno e pandemia. Daí que é preciso lembrar do que me faz bem, que faz cantar o coração, que me importa. Algumas coisas são impensáveis atualmente, como viajar, então me resta todo o restante, que tiver a ver com criatividade e conhecimento.
Como já tenho tentado me ocupar de coisas criativas, faltavam as relacionadas ao conhecimento puro e simples - arte, literatura, história, sociologia. Nem estou falando do conhecimento aplicado, técnico, como do curso que estou fazendo de design instrucional, e sim daquele conhecimento que só serve para abrir janelas internas. Como o das aulas de mediação em arte com o artista e curador Claudinei Roberto da Silva, com quem descobri várias visões em comum sobre a arte e a cultura no mundo de hoje, e de política e cultura segundo Walter Benjamin, com Ethel Leon e Nathália Leon, tudo on-line. Me senti tão combativa por assistir essas aulas em horários muito próximos, tendo trabalho e tarefas de casa no meio delas. Me senti feliz por saber do que esses professores estavam falando, por não ter me esquecido desse universo tão importante para mim, por ainda me sentir pertencendo. Por isso decidi voltar a estudar esses assuntos, a me reapropriar desse exercício mental que tanto bem me faz. Uma espécie de sessão de beauté do cérebro, ah, que delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog