domingo, 8 de junho de 2014

Temporada de sopas: banana com curry

Quanta gordice! Pois é, fiz a sopa de banana com curry que queria fazer há anos. Achei a receita de novo, desta vez na internet (eu tenho um recorte que fala dela, que saiu na Folha, quando eu era assinante, há mais de 10 anos - nem sei se é do mesmo restaurante).
O site onde encontrei foi o Basilico, do Josimar Melo que publica receitas e notícias de gastronomia, bem legal. E pra variar fiz minhas adaptações, não só de volume/tamanho de receita, mas de quantidades e dos ingredientes que tinha.

Ingredientes (para uma cumbuca grande):
- 3 bananas-prata
- 500ml de caldo de galinha (500ml de água + 1 tablete de caldo)
- 1/2 cebola picada (a que eu tinha era roxa)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de curry
- 2 colheres de suco de limão (usei siciliano)
- 1 caixinha de creme de leite (200ml)
- salsinha para enfeitar

Preparo:
Dilua 1 tablete de caldo de galinha em 500ml de água fervente; reserve. Refogue a cebola picada na manteiga; quando começar a dourar, acrescente o curry e misture bem. Coloque então o suco de limão, o caldo quente e a banana em rodelas e deixe cozinhar por uns 15 minutos. No liquidificador, junte a essa mistura o creme de leite e bata até ficar homogêneo.
Antes de servir, coloque novamente na panela para aquecer. Enfeite com salsinha picada.

Ressalvas: eu coloquei suco de meio limão e acho que foi excessivo - por isso, aqui na receita indiquei 2 colheres apenas. A sopa não fica com tanto gosto de banana por conta do curry e do caldo de galinha (com certeza, fica mais saborosa se o caldo for "de verdade", mas mesmo assim está aprovadíssima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog