domingo, 22 de junho de 2014

Meu caro karê

Já publiquei muitos comentários gastronômicos sem receita, mas nunca me senti culpada porque este não é um blog de culinária, nem mesmo de utilidade pública. Só é, por ora, o meu blog.
Mas devo admitir que fico bem irritada quando pesquiso receitas em blogs autodenominados gastronômicos, gourmet etc., e a coisa é completamente capenga. Ou seja, faltam passos na receita, a ordem de "entrada" dos ingredientes.
Assim foi com o karê. Minha ideia era fazer pastéis de carne, por isso saí para comprar a carne e a massa. Quando cheguei em casa, me lembrei do karê que comprei outro dia (na verdade, faz meses) na Liberdade, o Golden Curry. No mesmo dia, eu tinha almoçado com uma amiga numa casa de karê, e a dona tinha me dado a dica de acrescentar chocolate amargo ao ensopado.
E outro dia, quando fiz o boeuf bourguignon do Troisgros, a receita também falava do chocolate - realmente, fica divino.
Bueno, os pastéis se transformaram em karê. Tinha batata, cenoura e cebola, entonces era só seguir alguma receita. E foi aí que esbarrei nas receitas incompletas que se dizem "o verdadeiro karê". As proporções estavam corretas, mas neca de passo a passo. Por minha conta, acrescentei maçã picada e o chocolate, no final. Ficou muito, muito bom.

Ingredientes (serve bem 2 pessoas):
- 200g de carne ou frango cortado em cubos (a carne pode ser alcatra ou patinho)
- 1 cebola grande picada
- 2 cenouras médias cortadas em cubos
- 2 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
- 1 maçã grande, descascada e cortada em cubos
- 2 partes da bandejinha de karê Golden Curry (a minha tinha 5)
- 1 litro de água fervente
- 20g de chocolate amargo (usei aquele Special Dark da Hershey's)
- azeite (cerca de 2 colheres) para refogar
- sal a gosto

Preparo:
Refogue a cebola no azeite. Junte a carne, e em seguida a batata e a cenoura. Deixe refogar algum tempo e então acrescente a água fervente. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que os legumes estejam quase macios. Acrescente os tabletes de Golden Curry e misture bem. Junte a maçã e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos. Quando a carne e os legumes estiverem macios, incorpore o chocolate, mexendo até que ele derreta. Acerte o sal e então desligue.
Sirva com arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog