terça-feira, 9 de junho de 2020

Bolo de uva, what a big surprise!

Estava buscando uma receita de bife ancho para fazer na próxima sexta, quando fui parar no site da Casa Perini Moscatel, conhecida vinícola gaúcha (apareceu até no Masterchef). Além de muitas receitas lindamente fotografadas de pratos principais, me chamou a atenção um bolo branco com manchas roxas - era um bolo de uva! Nunca tinha visto, nunca tinha comido bolo de uva, eu, que amo uva, suco de uva, sagu, vinho. No máximo, comi tartelete com creme de confeiteiro e uva Itália. 
Fiquei com o bolo na cabeça, e hoje resolvi fazer. Comprei uvas pretas sem sementes com essa má intenção. Disse ao marido que ia fazer bolo, ele se animou todo para logo se desanimar quando soube do que era ("poxa, se ainda fosse de chocolate"). Ainda bem que a pessoa que gosta de experimentações nesta casa é a mesma pessoa que cozinha, que sorte a minha. 
O bolo, na verdade, é bem simples, branco, de liquidificador; é só adicionar as uvas lavadas e enfarinhadas à massa na hora de enformar. Aquilo que tinha me encantado, a cor roxa das uvas "explodidas", aconteceu perfeitamente. O bolo é bem suave, gostoso, ótimo para um chá, nada enjoativo. Não é tão delicioso quanto um de chocolate ou de mel e nozes ou inglês ou red velvet ou de mousse branco ou de morango, mas é tão bonito que vale a pena fazer pelo menos uma vez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog