terça-feira, 21 de junho de 2022

A felicidade das pequenas coisas, uma paráfrase real

Domingo, saí pra pedalar depois de quase dois anos e meio. Eu até tenho usado a bicicleta para ir ao pilates, mas é muito perto para dizer que tenho "pedalado". Daí que eu saí na linha "vamos ver até onde consigo ir, se precisar, empurro na subida". Também pensei que preferia ir na direção da Praia do Forte, um caminho de que gosto mais, cheio de verde, com cheiro bom de verde, menos carros etc. Imaginei que conseguiria ir até Barra do Pojuca. 
Mas então fui indo, indo, concentrada no movimento, com pensamentos passando aqui e ali. Fui chegando perto de Barra do Pojuca, e vi que dava pra ir mais um pouquinho. Até o próximo retorno, pensei. Cheguei à primeira subida mais íngreme, quase no final desci da bike, pela primeira vez ali. Montei, passei pelo retorno, segui, enquanto uma dupla de ciclistas do outro lado gritava pra mim "bora, garota!". Sorri, animada. Segui. 
Quando dei por mim, estava na entrada da Praia do Forte. Pensei logo em tomar um cafezinho, mas imaginando que, na volta, o ladeirão ia ser feito todo a pé. Mas qual! Coloquei na penúltima marcha mais leve e fui subindo, subindo. Só fui de fato sentir cansaço quase perto de casa, nos músculos da coxa e um pouco nas costas. 
Algo parecido aconteceu com o bordado do São Francisco no vestido, que comecei no final de outubro do ano passado. Fui inventando coisas pra bordar, e uma hora cansei. As casinhas de Penedo me pareciam especialmente trabalhosas de bordar. Outro dia, pensei em prosseguir o bordado, mas sem muita cobrança quanto ao tempo. De repente, tinha terminado de bordar as casinhas. Agora parece faltar muito pouco. Me deu uma alegriazinha constatar isso. 
Também tive um encontro com um doguinho num dia em que saí para caminhar. Ele foi seguindo ao meu lado o tempo todo, me deu umas voadoras para brincar, latiu para um boi, encontrou outros doguinhos mas atravessou a passarela comigo. Quando chegamos à lagoa, ele deitou um pouco debaixo de uma árvore e depois seguiu na direção da praia. Ainda esperei para ver se ele voltava atrás, ao me ver parada, mas ele olhou pra mim e se foi. Quase me senti culpada quando marido disse que talvez ele não soubesse voltar, mas não. Ele estava tão feliz seguindo seu caminho que foi mesmo um privilégio sua pequena presença, que me afastou os pensamentos cinzentos por alguns instantes. 
Precisamos, como o doguinho, estar atentos ao caminho, curtir o que for bom, arrumar companhias, deixar ir e vir com alegria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabeceira

  • "Arte moderna", de Giulio Carlo Argan
  • "Geografia da fome", de Josué de Castro
  • "A metamorfose", de Franz Kafka
  • "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez
  • "Orfeu extático na metrópole", de Nicolau Sevcenko
  • "Fica comigo esta noite", de Inês Pedrosa
  • "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector
  • "O estrangeiro", de Albert Camus
  • "Campo geral", de João Guimarães Rosa
  • "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway
  • "Sagarana", de João Guimarães Rosa
  • "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector
  • "A outra volta do parafuso", de Henry James
  • "O processo", de Franz Kafka
  • "Esperando Godot", de Samuel Beckett
  • "A sagração da primavera", de Alejo Carpentier
  • "Amphytrion", de Ignácio Padilla

Arquivo do blog