
Hoje resolvi fazer um nhoque de batata-doce. Também queria usar pistache de alguma forma. Mas pensei: e o verde, onde entra? Lembrei da couve-manteiga que comprei na feira, e resolvi fazer uma salada. Não sou boa em saladas, sou pouco criativa com os ingredientes, acabo fazendo sempre mais do mesmo - claro que tem a ver com o (não) hábito. Acho, porém, que, reduzindo o consumo de carne, vou me voltar naturalmente para verduras e legumes.
Bom, no final, acabei colocando o pistache em forma de farofa sobre a salada de couve temperada com sal, limão, pimenta-do-reino e azeite. Ficou muito bom, e combinou perfeitamente com o nhoque.
Ingredientes do nhoque (rende 1 prato bem servido de nhoque para uma pessoa):
- 300g de batata-doce descascada e cortada em rodelas
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher de manteiga sem sal
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
- sal a gosto
Preparo:
Cozinhe a batata-doce em água até que seja fácil furá-la com um garfo; simultaneamente, aqueça água com sal para o cozimento do nhoque. Escorra e esprema a batata até que fique macia e homogênea. Adicione a farinha, o ovo, a manteiga e o queijo e misture com as mãos; adicione o sal se achar necessário. Quando conseguir uma massa lisa, faça bolinhas ou enrole-a para conseguir uma tira de mais ou menos 2 cm de diâmetro, que deve ser cortada em pedaços iguais. Cozinhe o nhoque até que suba à superfície. Retire com a escumadeira e reserve.
Se quiser usar a manteiga para cobri-lo, derreta duas colheres de manteiga em uma frigideira e acrescente a sálvia. Derrame a mistura sobre o nhoque e sirva imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário